Imagem é qualquer signo inscrito que tenha um significante e um
significado, que até podem ser ininteligíveis.
Uma letra é uma imagem, assim como a junção delas formando silabas
e palavras.
Uma imagem também pode ser desenhada com um som, desde que respeitada a ortoépia.
Como assim?
Quando a palavra Borboleta é
pronunciada, instantaneamente o cérebro do interlocutor também o do
receptor acessam na memória o desenho/imagem de um inseto voador. Se falo
Borboleta e você ver uma banana é possível que estejas com fome ou vivendo na
terra-do-nunca. O seu cérebro acaba de processar a imagem de uma banana com
asas de borboleta voando livremente em sua imaginação como se fosse uma fada. Sabemos que a Sininho tem características imagéticas nada parecidas
com a de uma banana voadora.
- A Banana é uma fruta
- A Sininho é uma fada, amiga do Peter-Pan e que mora na terra-do-nunca
- A Borboleta é uma lagarta que cria asas e voa.
Design Gráfico - Trabalhando com Imagens
Dizem que é preciso, necessário, por questões éticas, que o profissional passe em alguns vestibulares para exercer a profissão. Facultare, um titulo, uma prerrogativa necessária para garantir o direito de atuar. É preciso que seja certificado que alguém possua certas qualificações para dominar um assunto.
Com a interdisciplinaridade é fácil encontrar áreas diferentes do conhecimento cientifico abordando conteúdos parecidos, senão iguais, como é o caso dos discursos sobre as imagens.
Historiadores, Filósofos, Sociólogos e Comunicadores Sociais se debruçam sobre o tema sobre várias perspectivas. Ex:O Jornalista pensa a notícia. O Publicitário pensa o anúncio. O Design pensa a imagem.
E A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO?
Há uma resistência em determinados setores sociais quando a pauta é regulamentação de profissões. Claro que é matéria séria e que deve ser analisada com a profundidade que lhe convém. Não é preciso ser jornalista para escrever e produzir um informativo, mas para abrir uma agencia de noticias sim. É preciso ser um preparador físico formado para abrir uma academia, mas para ensinar a capoeira a uma comunidade talvez não.
Estratificação social? A questão da democracia e acesso ao conhecimento é posta quando uma classe se apropria de uma função, e dos meios de produção, determinando pelo poder quem tem exclusividade para exercer a prática de tal papel social. Alegam que tal ato não é antidemocrático, pois qualquer um pode obter o status necessário, desde que submetido à aprovação e ao crivo de uma organização social (Estamento).
Qualificação profissional é resultado de esforços e investimentos pessoal.A luta para a regulamentação do trabalhador gráfico deve ser uma bandeira para o incentivo e a valorização deste conhecimento, e não é privilégio para se ter reservas no mercado
Nenhum comentário:
Postar um comentário