Para não dizer que não falei de Brecht:
"O Vosso Tanque, General, é um Carro Forte"
Derruba uma floresta, esmaga cem homens,
Mas tem um defeito
- Precisa de um motorista.
O vosso bombardeiro, general,
É poderoso:
Voa mais depressa que a tempestade
E transporta mais carga que um elefante
Mas tem um defeito
- Precisa de um piloto.
O homem, meu general, é muito útil:
Sabe voar, e sabe matar
Mas tem um defeito
- Sabe pensar!
Bertold Brecht (Alemanha)
Observo o motorista no carro, que para na esquina e não olha para a placa e nem para o enorme letreiro branco escrito PARE sobre o chão preto.No ponto de ônibus dezenas de pessoas nem reparam na abertura ou no eixo das letras que foram escolhidas para grafar a palavra COLETIVO sobre um fundo branco de uma placa azul.
Não os condeno. Isso não é crime.
Muitos são os motivos para alguns andarem cabisbaixo e outros com olhares distantes. Alguns enamorados só tem olhos para a moça que passa.
Aflita a jovem agarra a bolsa e balança de um lado para o outro, num movimento frenético, preocupada com as intensões dos estranhos, e nem repara que o semáforo ficou verde. Atravessou assustada e nem viu as letras daquele anuncio de cosmético.
"Se a tipografia faz algum sentido, ele é visual e histórico" R.Bringhurst
Com o passar dos anos fui conhecendo caminhos nos quais já não me importam placas de orientações. Conheço-os tão bem, como quem sabe de cada pedra o lugar nestes caminhos, da mais miúda àquela que obstrui passagem. E tenho adotado uma mania pouco comum de olhar letras em muros grafitados, painéis de neon, placas publicitarias e de sinalizações. Costume talvez comum a quem estuda a tipografia, ou, apenas um hábito de um transeunte urbano. O que me importa é buscar o sentido. Saber que existe ali uma ação humana. Um interesse em comunicar e garantir a legibilidade do anuncio.
Os primeiros sistemas desenvolvidos de escrita foram descobertos na Suméria, no Egito, na China e na Índia. A escrita cuneiforme, 3.200 a.C; Os hieróglifos, 3.000 a.C; Precursores do sistema de escrita chinesa datam cerca de 1800 a.C.; O Sânscrito 1500 a.C. e de lá pra cá muito se tem estudado sobre as letras. Seus usos por homens e mulheres do mundo segue com os mais diversos objetivo.
Expressão de desejo, amor, ódio... registram no tempo e no espaço um fato ou pensamento novo. Abaixo um exemplo de uso da letra para marcar um lugar da cidade:
 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário